Palestrantes

Clique aqui para fazer o download do template de apresentações aos palestrantes

 
 
Arnaldo Medeiros

ARNALDO MEDEIROS
SECRETÁRIO | MS

Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Brasil

SOCORRO GROSS
REPRESENTANTE | OPAS/OMS

Representante da Organização Pan-Americana de Saúde OPAS/OMS no Brasil

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1995) com programa de Doutorado sanduíche no Imperial Cancer Research Foundation (London , UK) e Especialização em Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio-Libanês (2015).  Tem experiência na área de ensino médico em Bioquímica Clínica, Fisiologia e Farmacologia Clínica. Na área de pesquisa tem experiência em Oncologia Experimental por técnicas de Biologia Molecular. Na área administrativa tem experiência em Gestão Hospitalar como Superintendente e Diretor de Planejamento do HULW-UFPB/EBSERH, e gestão pública como Pró-reitor Adjunto da PRAPE/UFPB. Diretor de Atenção á Saúde e Vice-Presidente Executivo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Atualmente é Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil.

 

Socorro Gross.jpg

Possui quase 30 anos de experiência junto à OPAS/OMS. Antes de assumir o escritório no Brasil, foi representante da Organização na Nicarágua (julho de 2013 a dezembro de 2018) e chegou a atuar em outros países das Américas, como Colômbia, República Dominicana e México. De 2008 a 2013, foi subdiretora da sede da OPAS/OMS, em Washington D.C., Estados Unidos. Médica graduada na Universidade da Costa Rica em 1982, a representante é também mestre em epidemiologia e doutora em medicina e cirurgia, tendo lecionado por três anos na Universidade do Texas. Ela atua há mais de três décadas na área de saúde pública e já trabalhou com diversos temas, entre eles cooperação internacional em saúde, fortalecimento de serviços e saúde, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, atenção primária de saúde e acesso universal à saúde.

 
Daniela Buosi.jpg

CIRO UGARTE
DIRETOR | OPAS/OMS

Diretor  Regional de Emergências das Américas - OPAS/OMS

Médico, Diretor  Regional de emergências das Américas da Organização Pan Americana da Saúde em Washington, D.C.

 

Fernando Simón_edited.jpg

MARIA ALMIRON
COORDENADORA |
OPAS/OMS

Coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da Opas e da Organização Mundial da Saúde no Brasil  - OPAS/OMS

Coordenadora da equipe de Detecção, Verificação e Avaliação de Risco do Departamento de Emergências da OPAS em Washington e Coordenadora interina da Unidade de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências da OPAS em Brasília. Inicie mia carreira na OPAS em Washington em 2003 com a emergência do SARS, trabalhei na OPAS na área de doenças emergentes, alerta e resposta e nos últimos 8 anos, incluído os últimos dos anos no Brasil, na área de emergência e desastres.

 

Fernando Pigatto.jpg

JURANDI FRUTUOSO
SECRETÁRIO EXECUTIVO | CONASS

Secretário Executivo do  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (1981); especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP (1998); Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e conselheiro do Conselheiro Nacional de Saúde (CNS). Secretaria de Estado da Saúde do Ceará (2003 a 2006); presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) no período 2006/2007; membro do Conselho Diretivo da Escola de Saúde Pública do Ceará de 2003 a 2006; presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar(ISGH) de 2003 a 2006; Secretário Municipal de Saúde de Pedra Branca/Ceará(1997/2002) e presidente do Conselho de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde do Ceará-COSSEMS (2001/2002).

 

juliette.jpg

ALESSANDRO CHAGAS
CONASEMS

Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde - CONASEMS 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com ênfase em Análises Clínicas (1997). Atuou na área privada em Farmácia Hospitalar e assessoria de implantação de sistema de gestão da qualidade. Atuou na área pública em gestão de laboratório e área técnica. Atuou na área de auditoria aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública e aos Laboratórios de Referência Nacional do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. Consultor da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).Técnico do Ministério da Saúde atuando na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública na Secretaria de Vigilância em Saúde e na Secretaria Técnica da Tripartite na Secretaria de Gestão Estratégica e Parcipativa. Atualmente atua na assessoria técnica do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde - CONASEMS em Brasília. 

 

DANIELA BUOSI
DIRETORA | MS

Diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde - Brasil

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Diretora do Departamento de saúde ambiental, saúde do trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde. Tem mais de 20 anos de experiência na área de Saúde Pública atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância em saúde, saúde e meio ambiente, avaliação de risco à saúde, saúde e saneamento, gestão de emergência em saúde pública, resíduos perigosos.

 

9415f9bcd76598f9c08127db1641b596_XL.jpg

FERNANDO SIMÓN
DIRETOR | OPAS/OMS

Diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias da Espanha - OPAS/OMS

Médico Epidemiologista, Diretor do Centro de Coordenação de Alertas de Emergências Sanitárias, Atual Porta-Voz do Ministério da Saúde contra o Vírus SARS-COV-2, Espanha; Professor da Escola Nacional de Saúde da Espanha é Membro do Comitê Assessor do Centro europeu para a Prevenção e Controle de Enfermidades.

 

Capturar.PNG

FERNANDO PIGATTO
PRESIDENTE | CNS

Presidente do Conselho Nacional de Saúde - CNS

Formado em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (Unopar).   Como dirigente nacional, Pigatto foi Diretor de Planejamento, Secretário Geral e atualmente é Diretor de Saúde da Conam. No controle social, participou de conferências, seminários, congressos, simpósios, jornadas, assembleias, grupos de trabalho, câmaras técnicas, comissões e conselhos, como o Conselho Nacional das Cidades (na Câmara Técnica de Saneamento Ambiental). No CNS, foi coordenador da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde, responsável pela coordenação da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e pela aprovação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Atualmente é Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

Jurandi Frutuoso.jfif

JULIETTE MORGAN
DIRETORA | CDC

Diretora do Escritório Nacional da América do Sul do Centro de Controle e Prevenção de Doenças - CDC

Formou-se em medicina pela Universidade de Buenos Aires e medicina interna na Marshall University School of Medicine, em West Virginia; e na Emory University School of Medicine, em Atlanta, Georgia. Foi Diretora do escritório local do CDC em Jakarta, Indonésia. Atualmente, é Diretora do escritório regional da América do Sul para o CDC.  

 

WhatsApp Image 2021-10-29 at 10.15.08.jpeg